segunda-feira, 1 de junho de 2015

Efemérides Artísticas do Dia

.
- A 1 de Junho de 1804 nasce Mikhail Glinka, compositor russo (f. 1857) :
.


Mikhail Ivanovich Glinka (Novospasskoye, 1 de junho de 1804 - Berlim15 de fevereiro de 1857) foi um compositor da Rússia, considerado pai da música erudita russa. Suas composições foram uma influência importante para futuros compositores russos, como os membros do Grupo dos Cinco.
Sua formação musical foi bastante irregular, só vindo a sistematizá-la a partir de 1828, quando, por motivo de saúde, viajou para a Itália.
Durante os três anos que passou em terra italiana, amadureceu seu antigo projeto de criar uma música nacional russa. De passagem por Berlim é fortemente estimulado pelo exemplo de Weber, que havia criado uma ópera caracteristicamente alemã.
De volta à Rússia, em pouco tempo compõe a ópera Zizn te tsaria (A vida pelo czar, 1836) e cujo enredo se passa durante a guerra russo-polonesa de 1635. A ópera obtém um sucesso triunfal. Seus coros e danças, autenticamente populares, e o patriotismo do libreto assinalam o começo de uma escola musical genuinamente russa. Animado pelo sucesso, Glinka escreve outra ópera :Ruslan i Ludmila (1842;Ruslan e Ludmila),baseada no poema homónimo de Puchkin. Desta vez utiliza o orientalismo procedente das regiões do Império Russo na Ásia. Apesar do interesse exótico e da estrutura operística mais sólida, a obra foi menos aplaudida que A vida pelo czar, que até hoje é muito representada na Rússia, sob o título de Ivan Sussanin.
Em 1884, Glinka vai até Paris e, posteriormente, para  Espanha, onde permanece dois anos em convívio com músicos populares. Fruto desse convívio são as peças sinfónicas Jota aragonesa (1845) e Una Noche de verano en Madrid (1848). São obras que refletem o interesse do compositor pela música espanhola, assim como um outro trabalho sinfónico, intitulado Kamarinskaja, que é o reflexo de pesquisas sobre a música ucraniana. Desde a composição de suas duas óperas, Glinka tinha-se voltado para o a velha música litúrgica eslava, pois convencera-se que ela tinha deixado vestígios na música popular russa. Também escreveu numerosos Lieder.
asteróide 2205 Glinka, descoberto em 1973 por Lyudmila Chernykh, foi nomeado em honra do compositor.

Canção Patriótica: O Hino da Rússia

Compôs a Canção Patriótica, que foi postumamente usada como o hino da Rússia entre os anos de 1991 e 2000 e que, apesar de ser uma canção conhecida e aprovada pelo povo, atualmente é considerada pelos russos que viveram no período pós-soviético como uma melodia que faz chegar à memória os "desastrosos" anos em que Boris Ieltsin estivera no poder, sendo vulgarmente chamada de Canção da Oligarquia.
.
.
- Em 1 de Junho de 1926, nasceu Marilyn Monroe, atriz americana (f. 1962) :

Marilyn Monroe, nascida Norma Jeane Mortenson (Los Angeles1 de junho de 1926 — Los Angeles5 de agosto de 1962), foi uma atrizcantora e modelo norte-americana.
Depois de passar boa parte de sua infância morando em lares adotivos, Monroe começou uma carreira como modelo, o que lhe rendeu um contrato no cinema em 1946, com a 20th Century-Fox. Suas aparições nos primeiros filmes eram pequenas, mas suas interpretações em The Asphalt Jungle e All About Eve, além do fato de ser a primeira mulher a posar para a Playboy, chamou a atenção do público. Em 1952 conquistou seu primeiro papel principal em Don't Bother to Knock, repetindo o fato em Niagara, um filme melodramático que habitava seu poder de sedução. Sua personalidade cómica como "loira burra" foi usada para filmes posteriores como Gentlemen Prefer Blondes (1953), How to Marry a Millionaire (1953) e The Seven Year Itch(1955). Monroe estudou na Actors Studio para ampliar seu alcance na atuação no filme dramático Bus Stop (1956), que foi aclamado pela crítica e recebeu uma indicação ao Globo de Ouro. Sua produtora, "Marilyn Monroe Productions", lançou The Prince and the Showgirl (1957), pelo qual recebeu uma indicação ao BAFTA e ganhou o prémio italiano David di Donatello. Ela recebeu um Globo de Ouro por sua interpretação em Some Like It Hot (1958). O último filme concluído de Monroe foi The Misfits (1961), onde ela estrelava ao lado de Clark Gable, cujo roteiro ficou por conta de seu então marido, Arthur Miller.
As circunstâncias de sua morte indicam para uma overdose de barbitúricos, e têm sido objeto de especulação. Embora oficialmente classificado como um "provável suicídio", a possibilidade de uma overdose acidental, bem como de homicídio, não foram descartadas. Em 1999 Monroe foi classificada como a sexta maior estrela feminina de todos os tempos pela American Film Institute. Frequentemente é citada como um ícone pop e cultural, bem como símbolo sexual por excelência. 

Filmes :

AnoTítuloTítulo em portuguêsPersonagemNotas
1947The Shocking Miss Pilgrimbr/pt: Sua Alteza, a SecretáriaTelefonista 
Dangerous Yearsbr: Idade PerigosaEvie 
1948Green Grass of Wyomingbr: Os Prados Verdes
pt: Alma Selvagem
Dançarina 
You Were Meant for Mebr/pt: Nasceste Para MimDama de companhia  
Scudda Hoo! Scudda Hay!br: Torrentes de Ódio
pt: Encanto da Mocidade
BettyNão creditada
Ladies of the Chorusbr: Mentira SalvadoraPeggy MartinPrimeiro papel principal
1949Love Happybr: Loucos de Amor
pt: Louco por Mulheres
Cliente do Grunion 
1950A Ticket to Tomahawkbr: O que Pode um Beijo
pt: Um bilhete para Tomahawk
ClaraNão creditada
The Asphalt Junglebr: O Segredo das Jóias
pt: Quando a Cidade Dorme
Angela PhinlayPrimeiro papel em uma grande produção
All About Evebr: A malvada
pt: Eva
Miss Claudia CaswellAparição
The Fireballbr: O FaíscaPolly 
Right Crossbr/pt: Por Um AmorDusky LedouxNão creditada
1951Home Town Storybr: Em cada Lar, um RomanceIris Martin 
As Young As You Feelbr: Sempre JovemHariett 
Love Nestbr: O Segredo das ViúvasRoberta Stevens (Bobbie)Aparição
Let's Make It Legalbr: Joguei Minha MulherJoyce ManneringAntagonista
1952Clash by Nightbr: Só a Muher Peca
pt: Desengano
Peggy 
We're Not Married!br: Travessuras de Casados
pt: Não Estamos Casados
Anabel Norris 
Don't Bother to Knockbr: Almas Desperadas
pt: Os Meus Lábios Queimam
Nell ForbesPrimeiro papel como estrela
Monkey Businessbr: O Inventor da Mocidade
pt: A Culpa Foi do Macaco
Lois Laurel 
O. Henry's Full Housebr/pt: Páginas da VidaTranseunteAparição
1953Niagarabr: Torrente de Paixão
pt: Niagara
Rose LoomisFilme que a lançou ao estrelato.
Gentlemen Prefer Blondesbr/pt: Os Homens Preferem as LoirasLorelei LeeIndicada ao Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical
How to Marry a Millionairebr: Como Agarrar Um Milionário
pt: Como Se Conquista Um Milionário
Pola Debevoise 
1954River of No Returnbr: O Rio das Almas Perdidas
pt: Rio sem Regresso
Kay Weston 
There's No Business Like Show Businessbr: O Mundo da Fantasia
pt: Parada de Estrelas
Victoria Hoffman (Vicky) 
1955The Seven Year Itchbr/pt: O Pecado Mora ao LadoA GarotaContém a famosa cena do vestido branco sendo assoprado por uma grade de metrô.
1956Bus Stopbr: Nunca Fui Santa
pt: Paragem de Autocarro
ChérieTambém conhecido como The Wrong Kind of Girl (O Tipo Errado de Garota)
1957The Prince and the Showgirlbr: O Príncipe Encantado
pt: O Príncipe e a Corista
Elsie MarinaÚnico filme lançado pela Marilyn Monroe Productions.
1959Some Like It Hotbr/pt: Quanto Mais Quente MelhorSugar Kane KowalczykMaior sucesso de Monroe, considerado um clássico da comédia.
1960Let's Make Lovebr: Adorável Pecadora
pt: Vamo-nos Amar
Amanda Dell 
1961The Misfitsbr: Os Desajustados
pt: Os Inadaptados
Roslyn TaberSeu último filme completo.
1962Something's Got to GiveEllen Wagstaff ArdenIncompleto.
.
.
- A 1 de Junho de 1974 nascia Alanis Morissette, cantora canadiana :
.

Alanis Nadine Morissette (Ottawa1 de junho de 1974) é uma cantoracompositoraprodutora e atriz canadiana vencedora de 13 Junos e 7 Grammys. Desde 1991, já vendeu mais de 70 milhões de cópias em todo mundo, sendo considerada uma das artistas mais influentes no mundo da música.
Iniciou sua carreira no seu país natal, e ainda na adolescência gravou dois álbuns dance-popAlanis e Now Is the Time, pela gravadora MCA Records Canadá. Seu primeiro álbum internacional foi Jagged Little Pill, que trazia influências do rock e até hoje é o álbum de estréia mais vendido por uma cantora nos Estados Unidos e o álbum de estreia mais vendido ao redor do mundo, com mais de 33 milhões de exemplares internacionalmente. Seu álbum seguinte, Supposed Former Infatuation Junkie, foi lançado em 1998 e também obteve muito sucesso. Alanis foi a cantora mais bem sucedida na década de 1990 e, até 2002, foi uma das cantoras mais bem pagas do mundo. Alanis participou da produção de seus álbuns seguintes, Under Rug SweptFeast on ScrapsSo-Called Chaos. Em 2005 Alanis regravou as músicas de seu primeiro álbum no formato acústico, comemorando dez anos de seu lançamento, compondo o álbum Jagged Little Pill AcousticFlavors of Entanglement foi o sétimo álbum de estúdio gravado por Alanis, em colaboração com Guy Sigsworth, com sonoridade eletrônica, foi lançado em 2008 e foi o último álbum da cantora com o selo da gravadora Maverick Records, que lançou seus discos desde 1995. Em 2012 Alanis lançou o álbum Havoc and Bright Lights. Sua voz é considerada mezzo-soprano.

Discografia :

Outros álbums[editar | editar código-fonte]

Videografia :

  • Alanis: Too Hot Documentary(1991)
  • Jagged Lillte Pill, Live (1997)
  • Alanis Morissette MTV Unplugged DVD (1999)
  • Alanis Morissette: Live in the Navajo Nation (2002)
  • Feast On Scraps DVD (2002)
  • Alanis Morissette: Live at Soundstage (2003)
  • Alanis Morissette: VH1 Storytellers (2005)
  • Alanis Morissette: The Collection (2005)
  • Diamond Wink Documentary: Honoring 10 Years of Jagged Little Pill (2005)
  • Alanis Morissette: Live in Montreux 2012 (2012)
  • Havoc and Bright Lights DVD: Live in Berlin 2012 (2012)
.
NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário