sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Efemérides Artísticas do Dia



.
- A 25/9/1897 nasce  William Faulkner, escritor americano, vencedor do Nobel de Literatura em 1949 (f. 1962) :
William_Faulkner.jpg
William Cuthbert Faulkner (New Albany25 de Setembro de 1897 — Byhalia6 de Julho de 1962) é considerado um dos maiores escritores americanos do século XX.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1949. Posteriormente, ganhou o National Book Awards em 1951, por Collected Stories e em 1955, pelo romance Uma Fábula. Foi vencedor de dois prémios Pulitzer, o primeiro em 1955 por Uma Fábula e o segundo em 1962 por Os Desgarrados.
Utilizando a técnica do fluxo de consciência, consagrada por James JoyceVirginia WoolfMarcel Proust e Thomas Mann, Faulkner narrou a decadência do sul dos Estados Unidos da América, interiorizando-a em seus personagens, a maioria deles vivendo situações desesperadas no condado imaginário de Yoknapatawpha. Por muitas vezes descrever múltiplos pontos de vista (não raro, simultaneamente) e impor bruscas mudanças de tempo narrativo, a obra faulkneriana é tida como hermética e desafiadora.

Filmes baseados em Faulkner :

Títulos em português do Brasil
  • 1933 Levada à Força (Story of Temple Drake, direção de Stephen Roberts); baseado em Santuário
  • 1949 O Mundo Não Perdoa (Intruder in the Dust, direção de Clarence Brown); baseado em O Intruso
  • 1958 O Mercador de Almas (The Long Hot Summer, direção de Martin Ritt); baseado em A Aldeia e nos contos Cavalos Malhados e Barn Burning
  • 1958 Almas Maculadas (The Tarnished Angels, direção de Douglas Sirk); baseado em Pylon.
  • 1959 A Fúria do Destino (The Sound and the Fury, direção de Martin Ritt); baseado em O Som e a Fúria
  • 1961 Santuário (Sanctuary, direção de Tony Richardson); baseado em Santuário
  • 1969 Os Rebeldes (The Reivers, direção de Mark Rydell); baseado em Os Desgarrados

Faulkner argumentista :

  • 1933 - Today We Live, direção de Howard Hawks; estrelado por Joan Crawford e Gary Cooper
  • 1936 - The Road to Glory, direção de Howard Hawks; estrelado por Fredric March
  • 1937 - Slave Ship, direção de Tay Garnett; estrelado por Warner Baxter
  • 1944 - To Have and Have Not, direção de Howard Hawks; estrelado por Humphrey Bogart e Lauren Bacall
  • 1946 - The Big Sleep, direção de Howard Hawks; estrelado por Humphrey Bogart e Lauren Bacall
  • 1955 - Land of the Pharaohs, direção de Howard Hawks; estrelado por Jack Hawkins e Joan Collins
.
- Em 25/9/1906 nasceu Dmitri Shostakovitch, compositor russo (f. 1975) :
Dmitri.jpg
Dmitri Dmitriyevich Shostakovich (São Petersburgo25 de Setembro de 1906– Moscovo, 9 de agosto de 1975) foi um compositor russo e um dos mais célebres compositores do século XX.
Shostakovich ganhou fama na União Soviética graças ao mecenato de Mikhail Tukhachevsky, chefe de pessoal de Leon Trotsky, tendo mais tarde uma complexa e difícil relação com a burocracia stalinista. Sua música foi oficialmente denunciada duas vezes, em 1936 e 1948, e foi periodicamente banida. Não obstante, ele recebeu alguns pr+emios e condecorações estatais e serviu na Soviete Supremo da União Soviética. Apesar das controvérsias oficiais, seus trabalhos eram populares e bem recebidos pelo público.
Após um período influenciado por Sergei Prokofiev e Igor Stravinsky, Shostakovich desenvolveu um estilo híbrido, como exemplificado pela sua ópera Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk (1934). Esta obra individual justapôs uma variedade de tendências, incluindo o estilo neoclássico (mostrando a influência de Igor Stravinsky) e o estilo pós-romântico (após Gustav Mahler).
Os trabalhos orquestrais de Shostakovitch incluem quinze sinfonias e seis concertos. Sua música de câmara inclui quinze quartetos para cordas, um quinteto para piano, duas peças para um octeto de cordas e dois trios para piano. Para piano, ele compôs duas sonatas solo, um primeiro conjunto de prelúdios e um outro conjunto mais tardio de prelúdios e fugas. Outros trabalhos incluem duas óperas e uma quantidade substancial de música para filmes.
.
- A 25/9/1901 nascia Robert Bresson, argumentista e realizador francês (f. 1999) :
R. Bresson.jpg
Robert Bresson (Bromont-Lamothe25 de Setembro de 1901 — Paris18 de Dezembro de 1999) foi um realizador francês. Bresson é considerado um dos maiores cineastas franceses do século XX e um dos grandes mestre do movimento minimalista.

Filmografia :


.
- Em 25/9/1944 nascia Michael Douglas, ator e cineasta norte-americano :
M. Douglas.jpg
Michael Kirk Douglas (New Brunswick25 de Setembro de 1944) é um ator e produtor norte-americano 
Prémios :
Oscar
Emmys
Melhor Ator em Minissérie ou Filme
2013 – Behind the Candelabra
Globos de Ouro
Melhor Ator em Filme Dramático
1987 - Wall Street
Prémio Cecil B. DeMille
2004 - Prêmio honorário
Melhor Ator (Minissérie ou Filme para televisão)
2013 - Behind the Candelabra
Prémios Screen Actors Guild
Melhor Elenco
2000 - Traffic
Melhor Ator (Minissérie ou Filme para televisão)
2013 - Behind the Candelabra
César
César Honorário
1998 - Prêmio honorário
Prémios BAFTA
Melhor Filme
1975 - One Flew Over the Cuckoo's Ne
.
.
 25/9/1955 - nasce Zucchero, cantor, compositor e guitarrista italiano :
Zucchero.JPG
Zuccheronome artístico de Adelmo Fornaciari (Reggio Emilia25 de Setembro de 1955), é um compositor, instrumentista e cantor italiano.
A sua carreira musical começou em1970, quando formou sua primeira banda, Le Nuove Luci. Até 1978, Zucchero ainda fundou o Sugar & Daniel e o Sugar & Candies, já fazendo sua singular mistura de rock, folk, blues, rhythm & blues e música clássica.
Zucchero começou a ganhar popularidade ao participar em festivais musicais na Itália. Em 1983, lançou o seu disco de estreia, intitulado "Un Po' Di Zucchero". Em seguida, gravou outro trabalho ao lado de Randy Jackson. Mas foi nove anos depois que Zucchero começou a tornar-se relativamente famoso na Europa e Estados Unidos. A sua banda era formada por músicos conhecidos: David Sancious (ex-teclista de Bruce Springsteen), Michael Walden e Brian Auger.
Mas o sucesso mundial chegou mesmo com o segundo disco, lançado em 1992 . "Blues" foi o álbum de música pop italiana mais vendido na história da Itália, atingindo a marca do milhão e meio de cópias vendidas. O disco ainda contava com as participações de Corrado Rustici, David Sancious, Clarence Clemmons e dos Memphis Horns.
A tournée que seguiu o lançamento de Blues foi um grande sucesso. Pela primeira vez, Zucchero convidou uma vocalista para cantar ao seu lado, a inglesa Lisa Hunt. O cantor Joe Cocker também participou em alguns shows.
O quinto álbum de estúdio de Zucchero, "Oro, Incenso & Birra", foi lançado em 1993. O guitarrista Eric Clapton participou na faixa "Wonderful World". "Diamante", um dos maiores sucessos do cantor italiano, apareceu pela primeira vez neste disco. No mesmo ano, Zucchero e Clapton uniram-se numa curta tournée (apenas 12 dias) europeia. Na mesma época, o cantor gravou o single "Senza una donna" ("Without A Woman)" ao lado de Paul Young. A canção atingiu os lugares cimeiros dos tops europeus, e ficou em quarto lugar nos tops americanos.
Miserere foi o sexto disco de Zucchero, lançado mundialmente em 1994. A faixa-título é um dueto com Luciano Pavarotti, enquanto a versão em inglês da canção conta com a participação de Bono Vox (U2) nos vocais. Logo após o lançamento de Miserere, Zucchero gravou o videoclipe da faixa "L'urlo". Miserere acabou por vender um milhão e meio de cópias em todo o mundo.
Ainda em 1994, Zucchero e Pavarotti deram início a um projecto idealizado por ambos,"Pavarotti & Friends", que acabou por tornar-se um dos mais importantes eventos musicais do mundo. No show, que era realizado anualmente, músicos populares e clássicos encontram-se, e a renda arrecadada é doada a instituições de caridade. 
O álbum Diamante chegou em 1995, com a participação do argentino Fito Paez. Logo após o lançamento do trabalho, Zucchero saiu em tournée na América do Sul e, em seguida, participou da reedição do festival de Woodstock (o cantor foi o único músico italiano no evento).
Em 1996, Zucchero gravou "Spirito di vino", ao lado do coral da cidade de New Orleans (Estados Unidos), que vendeu dois milhões de cópias. O trabalho inédito, Blue Sugar, chegou em 1998.
Em 1999 Zucchero cantou a sua música "My love" com Scorpions em um show da banda, e em 2000, Zucchero participou do projecto da banda alemã de rock Scorpions denominado "Moment of Glory", junto com a Orquestra Filarmónica de Berlim. Zucchero participou em canções como "Send me An Angel" e "Big City Nights", grandes hits da banda.
.
M. Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário