sábado, 10 de outubro de 2015

Efemérides Artísticas do Dia

.
- A 10/10/1813 nasce Giuseppe Verdi, compositor italiano (f. 1901) :
.
Verdi_Giuseppe.jpg
Giuseppe Fortunino Francesco Verdi (Roncole, 10 de Outubro de 1813Milão, 27 de Janeiro de 1901) foi um compositor de óperas do período romântico italiano, sendo na época considerado o maior compositor nacionalista da Itália, assim como Richard Wagner era na Alemanha.
Foi um dos compositores mais influentes do século XIX. Suas obras são executadas com frequência em casas de ópera de todo o mundo e, transcendendo os limites do género, alguns de seus temas já estão há muito enraizados na cultura popular - como "La donna è mobile", de "Rigoletto", "Va, pensiero" (Coro dos Escravos Hebreus) de Nabucco , "Libiamo ne' lieti calici" (Valsa do Brinde) de La Traviata e a "Gloria al Egito e ad Iside" (Marcha Triunfal) de Aida. Embora sua obra tenha sido algumas vezes criticada por usar de modo geral a expressão musical diatónica em vez de uma cromática e com uma tendência de melodrama, as obras-primas de Verdi dominam o repertório padrão um século e meio depois de suas composições.

Lista de óperas

Outras obras


.
- Em 10/10/1946, nasceu Ben Vereen, ator, dançarino e cantor norte-americano :
BenVereen.jpg
Ben Vereen (nome de batismo: Benjamin Augustus Middleton; Laurinburg, 10 de Outubro de 1946) é um ator, bailarino e cantor norte-americano, mais conhecido pelos seus trabalhos nos musicais da Broadway.
Participou em diversos musicais de sucesso nos palcos, como Hair, Charity, Meu Amor, Jesus Cristo Superstar e Chicago, conseguindo visibilidade internacional em 1979, com um dos principais papéis de All That Jazz, ao lado de Roy Scheider e Jessica Lange, o filme de Bob Fosse premiado no Festival de Cannes.

Carreira :

Teatro

Vereen foi nomeado para o Tony Award por Jesus Cristo Superstar em 1972, vindo a ganhá-lo no ano seguinte por seu papel em Pippin, dirigido por Bob Fosse, e fez vários one-man show nos palcos nas décadas seguintes.

Cinema e televisão

Seus principais trabalhos no cinema foram em Funny Lady (1975), com Barbra Streisand e All That Jazz. Na televisão, participou em diversas séries como The Fresh Prince of Bel-Air, fazendo o pai de Will Smith, Star Trek: The Next Generation e The Nanny, mas seu papel mais conhecido foi o de "Chicken George" Moore na renomada série Raízes, da ABC, premiada com nove Prémios Emmy e um Globo de Ouro em 1977.

.
M. Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário