segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Efemérides Artísticas do Dia

.
- A 31 de Agosto de 1811 nasce Théophile Gautier, escritor francês (f. 1872) :
Théophil_Gautier.jpg
Pierre Jules Théophile Gautier - Tarbes, 31 de Agosto de 1811Paris, 23 de Outubro de 1872) foi um escritor, poeta, jornalista e crítico literário francês.
Enquanto Gautier foi um ardente defensor do Romantismo, sua obra é difícil de classificar e continua a ser um ponto de referência para muitas tradições literárias posteriores, como Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo e Decadentismo. Ele foi amplamente valorizado por escritores tão diversos como Balzac, Baudelaire, os irmãos Goncourt, Flaubert, Proust e Oscar Wilde.
.
- Em 31 de Agosto de 1945 nasceu Van Morrison, cantor e compositor norte-irlandês :
Van_Morrison.jpg
Sir Van Morrison (Belfast, Irlanda do Norte, 31 de Agosto, 1945), nome artístico de George Ivan Morrison, é um cantor, compositor e expoente da chamada celtic soul.
Dedicou-se desde muito cedo à música porque o seu pai coleccionava discos de jazz, e a mãe era cantora. Atingiu a maturidade à frente dos Them, banda formada em 1964, e com a qual obteve uma série de êxitos. Morrison começou a ficar triste devido à grande utilização de músicos de estúdio por parte da banda e abandonou o seu grupo após uma digressão pelos Estados Unidos em 1966. Regressou a Belfast com a intenção de deixar o mundo da música, mas o produtor Bert Berns convenceu-o a regressar a Nova Iorque e a gravar a solo. Destas primeiras sessões de gravação saiu uma das suas músicas mais conhecidas, Brown eyed girl.
Em 1968, é editado Astral Weeks, considerado por muitos o seu melhor trabalho, muito aclamado pela crítica, mas não tendo muita aceitação por parte do público. Morrison geralmente mostra algum desdém pelas opiniões da imprensa e da crítica. O seu trabalho é, muitas vezes, de natureza espiritual, combinando elementos do jazz, R&B e música celta.
Em 1990, participou no espectáculo de Roger Waters, The Wall in Berlin, com outros convidados, entre os quais Bryan Adams e Scorpions.
.
.
- A 31 de Agosto de 1945 nascia Itzhak Perlman, maestro e violinista israelo-americano :
ItzhakPerlman.jpg
Itzhak Perlman (Tel Aviv, 31 de Agosto de 1945), é um virtuoso violinista israelita, maestro e professor, considerado um dos maiores violinistas do século XX e XXI. É o solista do filme A lista de Schindler, trabalhando em conjunto com o compositor John Williams. Quando tinha apenas treze anos de idade ficou famoso pela sua interpretação mágica do concerto de violino de Beethoven com a Orquestra Filarmónica de Berlim e pela sua interpretação no concerto de Mendelssohn.
.
.
- Em 31 de Agosto de 1945 nascia Sérgio Godinho, cantor, compositor e poeta português :
S. Godinho.jpg
Sérgio de Barros Godinho mais conhecido por Sérgio Godinho (Porto, 31 de Agosto de 1945) é um poeta, compositor e intérprete português.
Como autor, compositor e cantor, personifica perfeitamente a sua música “O Homem dos Sete Instrumentos”. Multifacetado, representou já em filmes, séries televisivas e peças teatrais. A dramaturgia surge com a assinatura de algumas peças de teatro, assumindo-se também como realizador.
.


M. Oliveira

sábado, 29 de agosto de 2015

Efemérides Artísticas do Dia

.
- A 29 de Agosto de 1780 nasce Jean-Auguste Dominique Ingres, desenhador e pintor francês (f. 1867) :
Ingres,.jpg
Jean-Auguste Dominique Ingres  (29 de Agosto de 1780Montauban –14 de Janeiro de 1867Paris), mais conhecido simplesmente por Ingres, foi um celebrado pintor e desenhador francês, atuando na passagem do neoclassicismo para o romantismo. Foi um discípulo de David e em sua carreira encontrou grandes sucessos e grandes fracassos, mas é considerado hoje um dos mais importantes nomes da pintura do século XIX.
Ingres preferia os retratos e os nus às cenas mitológicas e históricas. Entre os seus melhores retratos contam-se Bonaparte Primeiro Cônsul, A Bela Célia, O Pintor Granet e A Condessa de Hassonville. Nos nus que pintou (A Grande Odalisca, Banho Turco e, sobretudo, A Banhista) é patente o domínio e a graça com que se serve do traço. A sua obra mais conhecida é Apoteose de Homero, de desenho nítido e equilibrada composição.
Sua obra representa a última grande floração da veneranda tradição de pintura histórica. Também deixou obra notável no retrato e no nu feminino. Sua pintura tinha um acabamento técnico impecável e a qualidade de sua linha foi sempre altamente elogiada. Respeitava profundamente os mestres do passado, assumindo depois da morte de David o papel de paladino da ortodoxia clássica contra a ascensão do Romantismo. Esclareceu sua posição afirmando que seguia "os grandes mestres que floresceram naquele século de gloriosa memória quando Rafael estabeleceu os eternos e incontestáveis padrões do sublime em arte… Sou, assim, um conservador de boa doutrina, e não um inovador"
Não obstante a crítica moderna tende a considerá-lo como uma encarnação do mesmo espírito romântico que ele procurava evitar - opinião que foi expressa também por vários de seus contemporâneos, enquanto que suas distorções expressivas de forma e de espaço o tornam um precursor da arte moderna, exercendo influência sobre artistas como DegasPicassoMatisse e Willem de Kooning, entre outros.
.

- Em 29 de Agosto de 1920 nasceu Charlie Parker, músico e compositor norte-americano (f. 1955) :
Charlie_Parker.jpg
Charles Parker, Jr. (29 de Agosto de 1920 – 12 de Março de 1955) foi um saxofonista de jazz e compositor. No início da sua carreira Parker foi apelidado de Yardbird; esse apelido mais tarde foi encurtado para Bird e permaneceu como o apelido de Parker para o resto da sua vida.
.
- A 29 de Agosto de 1924 nascia Dinah Washington, pianista e cantora americana (f. 1963) :
Dinah_Washington.jpg
Dinah Washington, nome artístico de Ruth Lee Jones (Tuscaloosa29 de Agosto de 1924 – Detroit14 de Dezembro de 1963), foi uma cantora e pianista norte-americana, que tem sido considerada "a mais popular artista feminina negra dos anos 50". Essencialmente uma vocalista de jazz, ela apresentou e gravou uma ampla variedade de estilos, incluindo R&B , música popular tradicional e blues  o que lhe rendeu o título de "Rainha do Blues". Dinah foi uma das homenageadas do Alabama Jazz Hall of Fame de 1986, e foi introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame em 1993.
.
- Em 29 de Agosto de 1958 nascia Michael Jackson, cantor, compositor, ator e dançarino norte-americano (f. 2009) :
Michael_Jackson.jpg
Michael Joseph Jackson (Gary29 de Agosto de 1958 — Los Angeles25 de Junho de 2009) foi um famoso cantorcompositor,dançarinoprodutorempresáriofilantropopacifista e ativista americano. Segundo a revista Rolling Stone faturou em vida cerca de sete bilhões de dólares,fazendo dele o artista mais rico de toda a história, e um ano após sua morte faturou cerca de um bilhão de dólares.
Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Reconhecido nos anos seguintes como Rei do Pop (King Of Pop), cinco de seus álbuns de estúdio tornaram-se os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory (1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motowngravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele com os irmãos.
Em idade adulta, gravou o álbum mais vendido e popular da história, Thriller. Jackson é frequentemente citado como "O maior ícone negro de todos os tempos", e com grande importância para a quebra de barreiras raciais, abrindo portas para a dominação da música negra na música popular, e pessoas como Oprah Winfrey e Barack Obama conseguirem o status que tem hoje em dia.
No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música popular e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são creditados como a causa da transformação do videoclipe em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como "Black or White", "Scream", "Earth Song", entre outros, mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990. Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o Robot, o "The Lean" (inclinação de 45º), o famoso "Moonwalk". Seu estilo diferente e único de cantar e dançar, bem como a sonoridade de suas canções influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hoppopR&B e rock.
Michael Jackson é o maior artista de todos os tempos segundo o Guinness Book por ter vendido incríveis 1,5 bilhões de gravações em toda a sua carreira e se manter nos tops musicais desde 1969.
Um dos poucos artistas a entrar duas vezes ao Rock And Roll Hall of Fame, seus outros prêmios incluem vários recordes certificados pelo Guinness World Records, incluindo um para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos - 15 Grammys e 41 canções a chegar ao topo das paradas como cantor solo - e vendas que superam as 350 milhões de unidades mundialmente, Jackson recebeu centenas de prémios, que fizeram dele o artista mais premiado da história da música popular. Sua vida, constantemente nos jornais, somada a sua carreira de sucesso como popstar fez dele parte da história da cultura popular mundial. Nos últimos anos, foi citado como "a pessoa mais famosa e conhecida do mundo"

Discografia :

Álbuns de estúdio

Outros:

Coletâneas, semicoletâneas e edições especiais

Vídeografia VHS/DVD

.
.
M. Oliveira

Efemérides Artísticas do Dia .

.
- A 29 de Agosto de 1780 nasce Jean-Auguste Dominique Ingres, desenhador e pintor francês (f. 1867) :
Ingres,.jpg
Jean-Auguste Dominique Ingres  (29 de Agosto de 1780Montauban –14 de Janeiro de 1867Paris), mais conhecido simplesmente por Ingres, foi um celebrado pintor e desenhador francês, atuando na passagem do neoclassicismo para o romantismo. Foi um discípulo de David e em sua carreira encontrou grandes sucessos e grandes fracassos, mas é considerado hoje um dos mais importantes nomes da pintura do século XIX.
Ingres preferia os retratos e os nus às cenas mitológicas e históricas. Entre os seus melhores retratos contam-se Bonaparte Primeiro Cônsul, A Bela Célia, O Pintor Granet e A Condessa de Hassonville. Nos nus que pintou (A Grande Odalisca, Banho Turco e, sobretudo, A Banhista) é patente o domínio e a graça com que se serve do traço. A sua obra mais conhecida é Apoteose de Homero, de desenho nítido e equilibrada composição.
Sua obra representa a última grande floração da veneranda tradição de pintura histórica. Também deixou obra notável no retrato e no nu feminino. Sua pintura tinha um acabamento técnico impecável e a qualidade de sua linha foi sempre altamente elogiada. Respeitava profundamente os mestres do passado, assumindo depois da morte de David o papel de paladino da ortodoxia clássica contra a ascensão do Romantismo. Esclareceu sua posição afirmando que seguia "os grandes mestres que floresceram naquele século de gloriosa memória quando Rafael estabeleceu os eternos e incontestáveis padrões do sublime em arte… Sou, assim, um conservador de boa doutrina, e não um inovador"
Não obstante a crítica moderna tende a considerá-lo como uma encarnação do mesmo espírito romântico que ele procurava evitar - opinião que foi expressa também por vários de seus contemporâneos, enquanto que suas distorções expressivas de forma e de espaço o tornam um precursor da arte moderna, exercendo influência sobre artistas como DegasPicassoMatisse e Willem de Kooning, entre outros.
.
- Em 29 de Agosto de 1920 nasceu Charlie Parker, músico e compositor norte-americano (f. 1955) :
Charlie_Parker.jpg
Charles Parker, Jr. (29 de Agosto de 1920 – 12 de Março de 1955) foi um saxofonista de jazz e compositor. No início da sua carreira Parker foi apelidado de Yardbird; esse apelido mais tarde foi encurtado para Bird e permaneceu como o apelido de Parker para o resto da sua vida.
.
- A 29 de Agosto de 1924 nascia Dinah Washington, pianista e cantora americana (f. 1963) :
Dinah_Washington.jpg
Dinah Washington, nome artístico de Ruth Lee Jones (Tuscaloosa29 de Agosto de 1924 – Detroit14 de Dezembro de 1963), foi uma cantora e pianista norte-americana, que tem sido considerada "a mais popular artista feminina negra dos anos 50". Essencialmente uma vocalista de jazz, ela apresentou e gravou uma ampla variedade de estilos, incluindo R&B , música popular tradicional e blues  o que lhe rendeu o título de "Rainha do Blues". Dinah foi uma das homenageadas do Alabama Jazz Hall of Fame de 1986, e foi introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame em 1993.
.
- Em 29 de Agosto de 1958 nascia Michael Jackson, cantor, compositor, ator e dançarino norte-americano (f. 2009) :
Michael_Jackson.jpg
Michael Joseph Jackson (Gary29 de Agosto de 1958 — Los Angeles25 de Junho de 2009) foi um famoso cantorcompositor,dançarinoprodutorempresáriofilantropopacifista e ativista americano. Segundo a revista Rolling Stone faturou em vida cerca de sete bilhões de dólares,fazendo dele o artista mais rico de toda a história, e um ano após sua morte faturou cerca de um bilhão de dólares.
Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Reconhecido nos anos seguintes como Rei do Pop (King Of Pop), cinco de seus álbuns de estúdio tornaram-se os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory (1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motowngravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele com os irmãos.
Em idade adulta, gravou o álbum mais vendido e popular da história, Thriller. Jackson é frequentemente citado como "O maior ícone negro de todos os tempos", e com grande importância para a quebra de barreiras raciais, abrindo portas para a dominação da música negra na música popular, e pessoas como Oprah Winfrey e Barack Obama conseguirem o status que tem hoje em dia.
No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música popular e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são creditados como a causa da transformação do videoclipe em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como "Black or White", "Scream", "Earth Song", entre outros, mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990. Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o Robot, o "The Lean" (inclinação de 45º), o famoso "Moonwalk". Seu estilo diferente e único de cantar e dançar, bem como a sonoridade de suas canções influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hoppopR&B e rock.
Michael Jackson é o maior artista de todos os tempos segundo o Guinness Book por ter vendido incríveis 1,5 bilhões de gravações em toda a sua carreira e se manter nos tops musicais desde 1969.
Um dos poucos artistas a entrar duas vezes ao Rock And Roll Hall of Fame, seus outros prêmios incluem vários recordes certificados pelo Guinness World Records, incluindo um para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos - 15 Grammys e 41 canções a chegar ao topo das paradas como cantor solo - e vendas que superam as 350 milhões de unidades mundialmente, Jackson recebeu centenas de prémios, que fizeram dele o artista mais premiado da história da música popular. Sua vida, constantemente nos jornais, somada a sua carreira de sucesso como popstar fez dele parte da história da cultura popular mundial. Nos últimos anos, foi citado como "a pessoa mais famosa e conhecida do mundo"

Discografia :

Álbuns de estúdio

Outros:

Coletâneas, semicoletâneas e edições especiais

Vídeografia VHS/DVD

.
M. Oliveira