.
Guillaume Apollinaire (nascido Wilhelm Albert Włodzimierz Apolinary de Wąż-Kostrowicki, Roma, 26 de Agosto de 1880 —Paris, 9 de Novembro de 1918) foi um escritor e crítico de arte francês, possivelmente o mais importante ativista cultural das vanguardas do início do século XX, conhecido particularmente por sua poesia sem pontuação e gráfica, e por ter escrito manifestos importantes para as vanguardas na França, tais como o do Cubismo, além de ser o criador da palavra Surrealismo.
Desde 1902 foi um dos membros mais populares do bairro artístico parisiense de Montparnasse. Foram seus amigos e colaboradores Pablo Picasso, Max Jacob, André Salmon, Marie Laurencin, André Derain, Blaise Cendrars, Pierre Reverdy, Jean Cocteau, Erik Satie, Ossip Zadkine, Marcel Duchamp e Giorgio de Chirico.
No começo de 1907, publica anonimamente As Onze Mil Varas. Em 1909 publicou o seu primeiro livro oficial: O Encantador em Putrefação, baseado na lenda de Merlin e Viviane. No mesmo ano, dispõe-se a publicar uma antologia dos textos do Marquês de Sade, bem de acordo com uma característica sua que chocava os adeptos da tradição francesa: o fascínio pelo romance libertino. Assim, o mesmo foi o responsável pela introdução dos "livros maldidos" de Sade na cena literária francesa do início do século, que até então era um escritor praticamente desconhecido. Na apresentação da edição, escreveu um longo ensaio biográfico no qual se referia à Sade como "o espírito mais livre que já existiu no mundo".
Em 1913, Apollinaire publica Álcoois, coletânea de seus trabalhos poéticos desde 1898. Sua poesia dispensava a pontuação e a tipografia regular. Voltava-se para uma temática cosmopolita, na qual incluía novidades técnicas como o avião, o telefone, o rádio e a fotografia.
Em junho de 1917, sua peça Les Mamelles de Tirésias, drama surrealista mesclando desespero com humor é encenada. Também publicou um manifesto artístico chamado L'Esprit Noveau Et Les Poétes. Em 1918, publica os famosos Calligrammes, poemas gráficos sobre a paz e a guerra de notável lirismo visual.
Sua obra literária e crítica anunciava os princípios de uma nova estética que tinha como fundamento a ruptura com os valores do passado. Os seus poemas, O bestiário ou o cortejo de Orfeu (1911), Álcoois (1913) e Calligrammes (1918), Zona, carregado de apologia ao cristianismo mesclado aos ideais futuristas, refletem a influência do simbolismo, com importantes inovações formais. Ainda em 1913, apareceu o ensaio crítico Os pintores cubistas, em defesa do novo movimento como superação do realismo. Também foi autor de importantes manifestos futuristas e inventor, conforme comentários dos artistas contemporâneos reconhecidos por Breton, do termo surrealismo, para descrever a última das vanguardas do início do século XX.
.
.
Julio Florencio Cortázar (Embaixada da Argentina em Ixelles, 26 de Agosto de 1914 – Paris, 12 de Fevereiro de 1984) foi um escritor argentino.
É considerado um dos autores mais inovadores e originais de seu tempo, mestre do conto curto e da prosa poética, comparável a Jorge Luis Borges e Edgar Allan Poe. Foi o criador de novelas que inauguraram uma nova forma de fazer literatura na América Latina, rompendo os moldes clássicos mediante narrações que escapam da linearidade temporal e onde os personagens adquirem autonomia e profundidade psicológica inéditas.
Seu livro mais conhecido é Rayuela (O Jogo da Amarelinha), de 1963, que permite várias leituras orientadas pelo próprio autor.
Cortázar inspirou um grande número de cineastas, entre eles o italiano Michelangelo Antonioni, cuja longa-metragem Blow-up foi baseada no conto As Babas do Diabo (do livro As Armas Secretas).
.
- A 26 de Agosto de 1971, nascia Thalía, atriz e cantora mexicana :
Ariadna Thalía Sodi Miranda (Cidade do México, 26 de Agosto de 1971), ou simplesmente Thalía, é uma cantora, compositora, atriz, apresentadora, escritora e empresária mexicana. Thalía fala, e já cantou em cinco idiomas (Espanhol, Inglês, Francês, Português e Tagalo). No mundo latino, é conhecida como a Rainha do Pop Latino, Rainha das Telenovelas e Imperatriz da Beleza. A sua voz é mezzo-soprano, e abrange cinco oitavas. Iniciou sua carreira musical no início dos anos 80 como vocalista de um grupo infantil chamado Din Din. Em 1987, ingressou na banda Timbiriche, gravou três álbuns de estúdio com o grupo e separou-se dele em 1988. Nesse mesmo ano, viajou para Los Angeles, Califórnia, para cantar como artista a solo. Thalía é também filantropa e embaixadora da Paz da UNICEF México, Argentina e Estados Unidos. Além de ter ganho em 2015 o Prêmio Nobel da Paz na Argentina pela sua campanha revolucionária "El Bullyng No Es Un Juego" (O Bullyng Não é um Jogo).
Em 1990, ela retornou ao México e lançou seu primeiro álbum a solo, auto-intitulado, sob o selo Fonovisa; foi seguido por Mundo de Cristal, (1991), e Love (1992), que foram grande sucesso de vendas no seu país de origem. Em 1994, assinou um contrato com a EMI e lançou o álbum En Éxtasis (1995), este foi o primeiro álbum de Thalía que se tornou conhecido internacionalmente. Logo depois, lançou o álbum, Amor a la Mexicana (1997), este álbum também foi lançado em vários países da América do Sul, Europa e Ásia. Na década de 2000, Thalía lançou vários álbuns, Arrasando (2000) e outro álbum auto-intitulado (2002). Logo depois, ela lançou seu primeiro álbum em Inglês, também auto-intitulado (2003), e em 2005, Thalía lançou o álbum El Sexto Sentido. Em 2008, ela lançou o álbum Lunada, no entanto, ao contrário dos outros, este álbum mostrou-se um fracasso em termos de vendas e, portanto, a cantora terminou seu contrato com a gravadora EMI. Em 2009, Thalia assinou um contrato com a Sony Music, desde 2003 dirigida por seu marido Tommy Mottola, e retornou ao cenário musical com o álbum Primera Fila (2009), seu primeiro álbum gravado completamente ao vivo, recebendo disco de diamante pelas vendas no México. Em 2012, a cantora retornou ao cenário musical com o álbum Habítame Siempre. Em Março de 2014 lança seu primeiro álbum infantil intitulado "Viva Kids Vol. I". O sucesso do disco foi tão grande que foi indicado para o Grammy Latino 2014 e disputou o prémio com a atual Rainha dos Baixinhos Xuxa. Mas foi no final do ano que Thalia surpreendeu a seus fãs com seu novo álbum de estúdio Amore Mio, que traz uma Thalia mais pop e voltando a uma velha parceria com o rapper Fat Joe e com a rapper Becky G em "Como Tu No Hay Dos".
A cantora já vendeu mais de 25 milhões de cópias desde o lançamento de seu primeiro álbum em 1990. O que a torna a quarta cantora latina que mais vendeu discos no mundo inteiro, e uma das 50 cantoras com maiores vendas na história da música, é também a cantora mexicana mais vendida. Seus maiores sucessos incluem canções como "Piel morena", "Amor a la Mexicana", "No no no", "Entre el mar y una estrella", "Tú y yo", "No me enseñaste", "¿A quién le Importa?", "Cerca de Ti", "Amar sin ser Amada", "Equivocada".
Thalía também trabalhou como atriz. Em 1986, teve uma participação especial numa novela chamada Pobre señorita Limantour. Em 1987, co-estrelou a telenovela Quinceañera, sendo considerada como a mais bem sucedida do ano. Em 1989, estrelou em Luz y sombra, que não foi muito bem sucedida. Em 1992, estrelou María Mercedes, a primeira novela da denominada Trilogía de las Marías, que foi seguida por Marimar (1994) e María la del Barrio, a última da série, produzida e exibida em 1995 no México. Em 1999, protagonizou a sua última telenovela até então, denominada Rosalinda.
.
M. Oliveira



Sem comentários:
Enviar um comentário