sábado, 8 de agosto de 2015

Efemérides Artísticas do Dia

.
- A 8 de Agosto de 1694 nasce Francis Hutcheson, teólogo, poeta, escritor e filósofo irlandês (f. 1746) :
Francis_Hutcheson.jpg
Francis Hutcheson (DrumaligIrlanda do Norte8 de Agosto de 1694 — Glasgow8 de Agosto de 1746) foi um teólogo presbiteriano e filósofo irlandês (de raízes escocesas). Conhecido pelas suas teses sobre Ética e por ter sido professor e fonte de inspiração de Adam Smith, Francis Hutcheson é um exemplo paradigmático da transição do puritanismo Calvinista para uma teologia mais tolerante e pró-modernidade . Em grande contraste com as ideias de Hobbes, um premonitor do nihilismo o qual vê na luta política uma luta de "todos contra todos", Hutcheson preconiza uma filosofia do progresso comum, de indivíduos cooperantes. O bem-estar dos outros é também o meu bem-estar. A forma suprema da minha felicidade é a minha acção em prol do bem-estar dos outros. Hutcheson terá sido um dos primeiros liberais europeus, propondo a visão de uma sociedade livre, onde há a maximização possível das liberdades pessoais com o objectivo da felicidade comum. A sua frase "A melhor acção é aquela que produz a maior felicidade para o maior número" traduz a inspiração que Hutcheson prouduziria para gerações de filosofos da linha utilitarista tais como John Stuart Mill. Francis Hutcheson é também um dos principais responsáveis pelo triunfo do Iluminismo na Escócia.
.

- Em 8 de Agosto de 1907 nasceu Benny Carter, músico americano (f. 2003) :
Benny_Carter.jpg
Benny Carter, de seu nome Bennett Lester Carter (Nova Iorque8 de Agosto de 1907 - Los Angeles12 de Julho de 2003), foi um músico de jazz norte-americano. Foi compositor, tocou saxofone alto, clarinetetrompete, e liderou diversas bandas. Foi uma das figuras principais do mundo do jazz desde os anos 30 até aos anos 90.
Carter foi membro do conselho de música da "National Endowment for the Arts". Foi também membro do "Black Film Makers' Hall of Fame" ("Quadro de Honra dos Realizadores Negros de Filmes") e, em 1980, recebe o prémio Golden Score, da "American Society of Music Arrangers" ("Sociedade Americana de Arranjadores de Música"). Benny Carter foi também reconhecido pelo Kennedy Center, em 1996, e recebeu vários doutoramentos honorários das universidades de Princeton, Harvard e Rutgers, do do conservatório de New England.
Em 1987, recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award, por lhe ter sido reconhecido o trabalho dedicado toda a sua vida em prol da música.
.
M. Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário