domingo, 19 de abril de 2015

Efemérides Artísticas do Dia

.
- A 19 de Abril de 1932, nasce Fernando Botero, pintor e escultor colombiano :
f. botero.jpg
Fernando Botero Angulo (Medellín, 19 de abril de 1932) é um artista colombiano, cujas obras são chamadas por alguns de "Boterismo", o que lhes dá uma identidade inconfundível.
Suas obras destacam-se sobretudo por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humanidade. Percebe-se a sua escultura como uma crítica social, especialmente no que diz respeito à ganância do ser humano.

Nos anos 50 ele estudou em Madrid, onde expôs aos mestres espanhóis o seu interesse por arte pré-colombiana, colonial espanhola e pelos temas políticos do muralista mexicano Diego Rivera.
Sua primeira exposição foi em 1951, em Bogotá, mas a sua formação teve início em 1953, quando ingressou na Academia de San Marco, em Florença.
Botero, lançou-se no mundo com a releitura da famosa obra de Jan van EyckO Casal Arnolfini; em seu quadro dominavam as formas redondas, assim como fez com a famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci.
O artista doou 23 esculturas à cidade de Medellín, sua terra natal. Elas estão exposta em praça pública, que foi renomeada com o nome do artista. É um dos pontos turísticos mais procurados na cidade colombiana.
.
- Em 19 de Abril de 1941, nasceu Roberto Carlos, cantor e compositor brasileiro :
Roberto_Carlos1.jpg
Roberto Carlos Braga (Cachoeiro de Itapemirim19 de abril de 1941), é um cantor e compositor brasileiro.
Embora tivesse iniciado a carreira sob influência da Bossa Nova, no início da década de 1960, Roberto mudou seu repertório para o rock. Com composições próprias, geralmente feitas em parceria com o amigo Erasmo Carlos, e versões de sucessos do então recente género musical, fundando as bases para o primeiro movimento de rock feito no Brasil. Com a fama, estrelou ao lado de Erasmo Carlos e Wanderléa um programa na TV Record chamado Jovem Guarda, que daria nome ao primeiro movimento musical do rock brasileiro. Além da carreira musical, estrelou filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles - como "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura""Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e "Roberto Carlos a 300 Quilómetros por Hora".
Na década de 1970, reformulou seu repertório de rock e tornou-se um cantor e compositor basicamente romantico, que não modificou desde então. Logo também mudava seu público-alvo, que deixou de ser o jovem e passou a ser o adulto. Atualmente continua apresentando-se com frequência e produz anualmente um especial que vai para o ar na semana do Natal pela Rede Globo, na mesma época em que costumavam ser lançados seus discos anuais. Entre 1961 e 1998, Roberto lançou um disco inédito por ano. Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas, entre os quais Caetano VelosoGal Costa e Maria Bethânia.
Segundo a ABPD, Roberto Carlos é o artista a solo com mais álbuns vendidos na história da música popular brasileira. Seus discos já venderam mais de 120 milhões de cópias e bateram recordes de vendas - em 1994 chegou a marca de 70 milhões de discos vendidos - incluindo gravações em espanholinglês e italiano, em diversos países. Tendo realizado milhares de shows em centenas de cidades no Brasil e no exterior, sua popularidade tornou-o conhecido no Brasil e na América Latina como O Rei, contando com um dos maiores fã-clubes do mundo.
.
NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário