segunda-feira, 6 de abril de 2015

Efemérides Artísticas do Dia

.
- A 6 de Abril de 1483 , nasce Rafael, pintor e arquitecto italiano (f. 1520) :
Raffaelo.jpg
Rafael Sanzio (em italianoRaffaello SanzioUrbino6 de abril de 1483 — Roma6 de abril de 1520), frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras. Também é conhecido por Raffaello Sanzio, Raffaello Santi, Raffaello de Urbino ou Rafael Sanzio de Urbino. Junto com Michelangelo e Leonardo Da Vinci forma a tríade de grandes mestres do Alto Renascimento.
Urbino era então capital do ducado do mesmo nome e seu pai, Giovanni Santi, pintor de poucos méritos mas homem culto e bem relacionado na corte do duque Federico da Montefeltro. Transmitiu ao filho, de precoce talento, o amor pela pintura e as primeiras lições do ofício. O duque, personificação do ideal renascentista do príncipe culto, encorajara todas as formas artísticas e transformara Urbino em centro cultural, a que foram atraídos homens como Donato BramantePiero della Francesca e Leone Battista Alberti.

Principais obras :

O primeiro trabalho, registado de Rafael foi um altar para a Igreja de San Nicola da Tolentino na cidade de Castello, entre Perúgia e Urbino. A peça foi encomendada em 1500 e terminada um ano depois.
Foi muito danificada por um terremoto em 1789, restando atualmente somente alguns fragmentos na Pinacoteca Tosio Martenigo, na Brescia.
Outra peça importante de seus primeiros anos foi o altar de Oddi para a capela de mesmo nome na igreja de São Francisco de Perúsia. Rafael, provavelmente como membro da oficina de Pietro Perugino, trabalhou também nos frescos do Collegio del Cambio
Casamento da Virgem, de 1504, foi sua principal obra desse período, ainda influenciado pelo estilo de Perugino. Logo depois Rafael concluiu três pequenos quadros: Visão de um CavaleiroAs Três Graças e São Miguel. Neles já se expunha o seu estilo amadurecido e o frescor que lhe acompanharia a vida toda.

- Em 6 de Abril de 1927, nasceu Gerry Mulligan, músico norte-americano (f. 1996) :
G. Mulligan.jpg
Gerry Mulligannome artístico de Gerald Joseph Mulligan (Nova Iorque6 de abril de 1927 — Darien20 de janeiro de 1996), foi um saxofonista de jazz norte-americano.
Mulligan aprendeu piano e instrumentos de sopro quando adolescente e aos 17 anos escrevia arranjos para a banda de rádio de Johnny Warrington. Especializou-se no sax barítono, instrumento no qual se tornou, talvez, a maior referência mundial. Com um timbre riquíssimo e grande agilidade, com improvisações extremamente melódicas, dando preferência por atmosferas mais intimistas, foi um dos principais expoentes do cool jazz, participando das gravações do célebre disco do trompetista Miles Davis, "Birth of the Cool".
Criou o primeiro quarteto de jazz sem piano, com Bob Whitlock, (contrabaixo), Chico Hamilton (bateria), e Chet Baker (trompete).
Trabalhou com Gene KrupaMiles DavisPaul DesmondJohn ColtraneDave Brubeck (1968-1972) e Astor Piazzolla, entre outros.
Faleceu em 1996 devido às complicações causadas por uma cirurgia ao joelho.
.
- A 6 de Abril de 1953, nascia Patrick Doyle, músico britânico :
P. Doyle.jpg
Patrick Doyle (UddingstonEscócia6 de abril de 1953) é um compositor britânico de bandas-sonoras para filmes.
Patrick tornou-se conhecido pelo tema do filme Harry Potter e o Cálice de Fogo; porém ele já fez outros filmes que lhe renderam nomeações para prémios como Óscar e Globo de Ouro, embora ainda não tenha conquistado nenhum. Além de compor e reger os temas do filme Henrique V, também cantou em algumas. Dentre os mais célebres filmes para que Doyle compôs, Hamlet e Thor estão entre eles.
Patrick Doyle trabalhou na banda sonora de vários filmes dirigidos pelo cineasta inglês Kenneth Branagh, como Hamlet (em que a atriz Kate Winslet, que também canta, faz uma performance absolutamente tocante do poema que Shakespeare escreveu para a personagem OpheliaOfélia), Much Ado About Nothing  - em que o tema principal, Sigh no More, Ladies era uma verdadeira ode à alegria, para mais uma história baseada em peça de William Shakespeare - e Henry V  onde a grandiosidade do personagem central, protagonizado pelo próprio Branagh, era evidenciado também pela música. Dead Again, de 1991, foi mais uma colaboração entre o cineasta e o compositor. 
Outro filme dirigido por Kenneth Branagh com banda-sonora de Doyle foi a produção de James V. Hart e Francis Ford Coppola Mary Shelley's Frankenstein / Frankenstein de Mary Shelley (no Brasil). O filme era estrelado por Branagh (na pele do Dr. Viktor Frankenstein), de Helena Bonham Carter (como Elizabeth) e Robert De Niro (como a Criatura). Em 2010 Doyle e Branagh uniram-se novamente no filme do deus do trovão Thor.
Patrick Doyle também compôs as bandas-sonoras de filmes importantes como Indochina (de 1992, com Catherine Deneuve no elenco), Carlito's Way (de Brian De Palma, com Al Pacino no papel principal), Sense and Sensibility / Razão e Sensibilidade (filme do cineasta Ang Lee, com Kate WinsletHugh GrantAlan Rickman e Emma Thompson, que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro), Great Expectations (com Gwyneth Paltrow no elenco), O Diário de Bridget Jones (de 2001, com Hugh GrantJim BroadbentColin Firth e a estrela Renée Zellweger), Gosford Park (de Robert Altman), Killing Me Softly (estrelado por Joseph Fiennes e Heather Graham, sob direção de Ang Lee), Man to Man (tendo no elenco Joseph Fiennes e Kristin Scott Thomas), Planeta dos Macacos: A Origem (de 2011, com James Franco no elenco, além de Thor (filme) estrelado por Chris Hemsworth e Natalie Portman onde fez o seu famoso tema "Can You See Jane?", o mais marcante do filme .
.
NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário