domingo, 26 de abril de 2015

Efemérides Artísticas do Dia

.
A 30 de Abril de 1845, nasce Oliveira Martins, escritor e politico português (f. 1894) :
Oliveira_Martins.jpg
Joaquim Pedro de Oliveira Martins (Lisboa30 de Abril de 1845 — Lisboa24 de Agosto de 1894) foi um político e cientista social português.
Oliveira Martins é uma das figuras-chave da história portuguesa contemporânea. As suas obras marcaram sucessivas gerações de portugueses, tendo influenciado vários escritores do século XX, como António SérgioEduardo Lourenço ou António Sardinha.

Obras :

.
- Em 30 de Abril de 1870, nasceu Franz Lehár, compositor austríaco (f. 1948) :
Franz_Lehár.jpg
Franz Lehár (Komárom, Áustria-Hungria (actual Komárno, na Eslováquia); 30 de abril de 1870 — Bad IschlÁustria24 de outubro de 1948) foi umcompositor austríaco de ascendência húngara, conhecido principalmente por suas operetas. Ele foi um dos maiores compositores da Áustria.
O seu maior sucesso foi Die lustige Witwe (A viúva alegre), colocada em cena pela primeira vez no Theater an der Wien (Viena) em 30 de dezembro de 1905.
.
- A 30 de Abril de 1914, nascia Dorival Caymmi, cantor, compositor e pintor brasileiro (f. 2008) :
D. Caymmi.jpg
Dorival Caymmi (Salvador30 de abril de 1914 – Rio de Janeiro16 de agosto de 2008) foi um cantorcompositor, músico, pintor e actor brasileiro.
Compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. Tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica. . Poeta popular, compôs obras como Saudade da Bahia, Samba da minha Terra, Doralice, Marina, Modinha para GabrielaMaracangalha, Saudade de Itapuã, O Dengo que a Nega Tem, Rosa Morena.

Obra :

Cquote1.svgO Dorival é um gênio. Se eu pensar em música brasileira, eu vou sempre pensar em Dorival Caymmi. Ele é uma pessoa incrivelmente sensível, uma criação incrível. Isso sem falar no pintor, porque o Dorival também é um grande pintor.Cquote2.svg
— Tom Jobim.5
Nas composições de Caymmi (Maracangalha, 1956; Saudade de Bahia, 1957), a Bahia surge como um local exótico com um discurso típico que se estabelecera nas primeiras décadas do século XX, com referências à cultura africana, à comida, às danças, à roupa, e, principalmente à religião.
.
NelitOlivas

Sem comentários:

Enviar um comentário