terça-feira, 24 de novembro de 2015

Efemérides Artísticas do Dia

.
- A 28/11/1757 nasce William Blake, poeta e pintor  inglês (f. 1827) :
William_Blake.jpg
William Blake (Londres28 de Novembro de 1757 — Londres, 12 de Agosto de 1827) foi um poetatipógrafo e pintor inglês, sendo sua pintura definida como pintura fantástica.
Blake viveu num período significativo da história, marcado pelo iluminismo e pela Revolução Industrial na Inglaterra. A literatura estava no auge do que se pode chamar de clássico "augustano", uma espécie de paraíso para os conformados às convenções sociais, mas não para Blake que, nesse sentido era romântico, "enxergava o que muitos se negavam a ver: a pobreza, a injustiça social, a negatividade do poder da Igreja Anglicana e do estado."

Principais obras :


.
- Em 28/11/1829 nascu Anton Rubinstein, pianista, maestro e compositor russo (f. 1894) :
A. Rubinstein.jpg
Anton Grigorevich Rubinstein, (Vikhvatinets28 de Novembro de 1829 — Peterhof,20 de Novembro de 1894) foi um pianistacompositor e maestro russo.

Obra :

Até 1867 Rubinstein foi director e professor do Conservatório, período durante o qual teve Tchaikovsky como aluno. Depois, voltou à sua carreira de pianista e dedicou-se igualmente à composição. Esta última faceta será porventura a menos conhecida nos dias de hoje, apesar de ter registado alguns sucessos enquanto vivo. Prolífico, escreveu cerca de 2 dezenas de óperasoratórios, 6 sinfonias, 5 concertos para pianomúsica de câmara e obras vocais.
Depois da morte de Rubinstein, seus trabalhos começaram a ser ignorados, embora o seu concerto para piano perdurasse na Europa até a primeira guerra mundial. Caindo em nenhuma tradição, e talvez faltando um tanto de individualidade, a música de Rubinstein era simplesmente incapaz de competir com os clássicos estabelecidos como bons ou com o novo estilo russo de Stravinsky e de Prokofiev.
Rubinstein tinha-se identificado consistentemente com as tradições mais conservadoras na música europeia de seu tempo. Teve pouco tempo para a música de Richard Wagner e outros radicais musicais. Mendelssohn foi um ídolo durante todo a vida de Rubinstein; executou frequentemente sua música em seus próprios recitais; sua própria música de solo para piano contém muitos ecos de Mendelssohn, de Frédéric Chopin e de Robert Schumann.
Recentemente, seu trabalho foi executado um pouco mais freqüentemente na Rússia e no exterior, e teve muitas críticas positivas. Entre seus melhores trabalhos conhecidos estão a ópera "O Demónio", seu "concerto no. 4 do piano", e sua "Sinfonia no. 2", conhecido como "O Oceano".
.
M. Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário