.
Alexandre Gustave Eiffel (Dijon, 15 de Dezembro de 1832 — Paris, 27 de Dezembro de 1923) foi um engenheiro francês que participou da construção da Estátua da Liberdade e da Torre Eiffel, entre muitas outras obras :
Projetos :
- Galeria das Máquinas para a Exposição Universal de Paris (1867).
- Viaduto de Garabit, sobre o rio Truyère, no sul de França, considerada a ponte mais alta do mundo, na sua época, com 120 m de altura.
- Cúpula do Observatório de Nice.
- Ponte de D. Maria Pia, Porto (1876), Portugal.
- Ponte dupla de Viana do Castelo em Portugal (1877).
- Ponte de Triana em Sevilha, Espanha.
- Palácio de Ferro em Luanda, Angola.
- Mercado Municipal em Olhão, Portugal.
- Ponte Ferroviária em Barcelos, Portugal.
- Ponte Rodoviária em Pinhão, Portugal.
- Farol de Salinópolis, Brasil
- Farol de São Tomé em Campos dos Goytacazes, Brasil.
- Catedral de São Marcos de Arica, Chile.
- Ponte de Fão,Portugal.
.
Gone with the Wind (E Tudo o Vento Levou) é um romance da escritora e jornalista norte-americana Margaret Mitchell. Publicado pela primeira vez em 30 de junho de 1936 pela editora Macmillan Publishers, o livro foi recebido, em geral, com comentários positivos da crítica, vencendo os prémios Pulitzer e National Book Award no ano seguinte ao seu lançamento. Foram vendidas cerca de trinta milhões de cópias mundialmente, foi traduzido para mais de trinta idiomas e também se encontra disponível em braille e no formato de áudio.
Disposta cronologicamente, a sua história, passada no Sul dos Estados Unidos, retrata a vida de Scarlett O'Hara, filha mimada de um rico dono de plantação algodoeira, que deve usar todos os meios à sua disposição para sobreviver durante a Guerra Civil Americana e, posteriormente, ao período da Reconstrução. Apesar de extensa, a obra é conhecida pela sua clareza e legibilidade, com temas comuns à literatura popular — aventura, guerra, paixão e turbulência social.
Mitchell começou a escrevê-lo em 1926 para passar o tempo, enquanto se recuperava de alguns problemas de saúde. O processo de escrita levou quase dez anos, e em 1935, a editora Macmillan adquiriu os direitos de publicação do volume. Entrou rapidamente para as listas de mais vendidos e, pouco depois de seu lançamento, teve os seus direitos de filmagem comprados pelo produtor David O. Selznick. Lançada em 1939, a longa-metragem homónima, interpretada nos papéis principais por Vivien Leigh e Clark Gable, foi um sucesso de público e de crítica. A obra também tem sido frequentemente adaptada para os palcos sob a forma de musicais, em diferentes produções do Japão, da França e da Inglaterra.
Versão cinematográfica :
Poucos dias após a publicação de Gone with the Wind, o produtor David O. Selznick pagou a Mitchell cinquenta mil dólares pelos direitos da obra para uma adaptação cinematográfica — um valor até então sem precedentes.Contudo, apesar de ter aceite o pagamento, a escritora considerava seu livro "infilmável". A longa-metragem, com pouco mais de quatro horas de duração e filmado em technicolor, é estrelado por Vivien Leigh como Scarlett, Clark Gable como Rhett, Leslie Howard como Ashley e Olivia de Havilland como Melanie. Lançado em 15 de dezembro de 1939 na cidade de Atlanta, ele foi distribuído pelo estúdio MGM sob o slogan "O maior filme de todos os tempos".
Apesar de apenas Victor Fleming ter sido creditado como o Realizador, o filme também foi dirigido por outros três profissionais: William Cameron Menzies, Sam Wood e George Cukor.Durante a cerimónia de entrega do Oscar,
Gone with the Wind foi agraciado com oito estatuetas (incluindo a de melhor filme), além de dois prémios honorários.
Arrecadou cerca de 390 milhões de dólares mundialmente — contudo, se reajustado conforme a inflação, esse valor corresponderia a seis bilhões de dólares atualmente, o que o torna o maior exito de bilheteria de todos os tempos.
.
M. Oliveira

Sem comentários:
Enviar um comentário