domingo, 15 de setembro de 2013

Academia da Ajuda 3

.
3ª Fase :
.
Outra forma de utilizarmos a "programação-diaria" sugerida na 2ª Fase, seria a criação de um canal-televisivo, no Meo : porquê contentarmo-nos com um Blog/Site, que são equipamentos estáticos, quando a MeoKanal oferece a possibilidade, a particulares, de criarem o seu canal de TV privativo ?
.
Em vez de nos limitarmos a publicar fotografias de Eventos/Acontecimentos, poderíamos filmá-los e, depois de editados, emitirmos os respectivos videos.
.
Para a Academia/Junta de Freguesia da Ajuda seria mais uma questão de prestígio, por serem as primeiras Instituições do género a faze-lo.
.
Para além das actividades escolares, este Canal poderia noticiar todas as actividades relacionadas com a Freguesia; Exemplo de programação :
.
- 19h30 - Abertura
- 19h35 - Notícias da A.S.A. (Acontecimentos /Entrevistas /Palestras, com Professores)
- 19h55 - Momento Musical (Cantares/Dançares)
- 20h15 - Momento Culinário (Receita do Dia; Histórias, com ela relacionados;Ementas/Conselhos culinários/de etiqueta).
- 20h30 - Noticiário da Freguesia (Acontecimentos/História das Colectividades/Entrevistas com Comerciantes/População)
- 20h50 - Momento Cultural (Poemas/Jograis/Efemérides/Pensamentos...)
- 21h15 - Momento Desportivo (Actividades lúdicas, patrocinadas pela Junta/Colectividades)
- 21h25 - Momento Humorístico (Rábulas/Stand-up/Canções de escárnio e mal-dizer*)
- 21h30 - Fecho (Hino)
.
Se, as estas 2 horas, adicionarmos Publicidade (a Comerciantes/Instituições da Freguesia), outros "momentos" que vão surgindo, e o "making-off" da sua realização (com imagens aceleradas - tipo cinema mudo - dando a sensação que andamos todos numa correria, a produzi-los), poderemos esticá-la até às 3 horas (e, desde que estes "blocos" voltem a ser emitidos, na manhã e tarde seguintes - para que quem não possa vê-los à noite, os visione noutros horários - já completaríamos 9 horas de emissão).
.
Para as instalações desta "Estação-televisiva", sugeria o Bar do "Parque dos Moinhos de Santana" porque :
.
- Fica perto da sede da Academia, podendo os alunos/funcionários deslocarem-se, a pé, até lá.
- Tem um anfiteatro (com a queda-de-agua em fundo) onde poderiam (com bom tempo) ser gravados os momentos musicais/de representação (que serviriam para atrair público à esplanada; o qual forneceria aplausos/reacções ao vivo (sem serem "enlatadas").
- Na Cozinha, poderiam ser gravadas as "aulas de Culinária"; na Copa, poderia funcionar a montagem.
- Tem um espaço, à direita do balcão, que poderia ser destinado a mini-estúdio (para noticiários/entrevistas/debates)
- Tem uma sala-de-refeições interior (à esquerda do balcão) onde poderiam ser realizadas Festas de Aniversário/Convívos/Almoços-Comemorativos, etc.
- Tem um acesso-independente, que permitiria o seu funcionamento (como estúdio), para além do horário em que o Parque está aberto ao público.
.
Esta "Estação TV", só necessitaria de investimento da Junta (ou de candidatarmo-nos a subsídios, de Entidades ligada à Cultura) para o seu arranque; quanto aos custos de funcionamento, poderia tornar-se auto-suficiente, graças às receitas da exploração do Bar, a donativos, e a publicidade/patrocínios de Comerciantes do Bairro. E, se decisíssemos registar os Direitos de programas por nós produzidos, as royalties daí resultantes seriam mais uma fonte-de-receita para a AjudaTV.
.
Para o funcionamento do Bar, seria necessário estabelecer-se uma escala de voluntários (entre alunos/professores/funcionários) por forma a que, durante o período de abertura do Parque ao publico, estivessem lá sempre : 1 responsável (para a caixa - de pré-pagamentos), 1 empregado/a de Balcão e, nas horas de maior movimento, 1 auxiliar (para levantar louças das mesas, sua limpeza, proceder à lavagem destas - a não ser que se opte por "louças" de plástico, etc.). Outra alternativa seria ter só máquinas-distribuidoras (de bebidas quentes e frias, de snacks, de sandes, de chocolates, de tabaco, de jogos, de brindes, etc.), e ter só um responsável (pelos trocos, abastecer as máquinas, etc.).
.
Os Comerciantes/Pequenas-Empresas do Bairro seriam contactados no sentido de introduzirem publicidade/patrocínios-de-programas na Estação; mesmo os que não estivessem em condições de contribuir financeiramente, poderiam faze-lo "em géneros" (fornecendo adereços para os programas; as cabeleireiras, penteados para as locutoras; as boutiques, roupas para os entrevistadores; os Restaurantes, refeições para o nosso Staff/Convidados).
.
Nota : Dado que, a Câmara Municipal tem aberto, neste momento, concurso para a exploração daquelas Instalações (e porque, se aparecer algum candidato, esta oportunidade só pode repetir-se daqui a muitos anos), esta Fase poderia ser antecipada (para já, apenas com a exploração do Bar, e a gravação -experimental- de alguns "programas"); Tratando-se de uma Junta de Freguesia até poderá suceder que, a Câmara, ceda a exploração daquele espaço por uma renda simbólica.
.
(*) - outra matéria onde tenho alguma pratica, é na adaptação de letras-de-canções, a momentos-humorísticos.

Manuel de Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário