quinta-feira, 23 de julho de 2015

Efemérides Artísticas do Dia

.
- A 23 de Julho de 1920 nasce Amália Rodrigues, cantora portuguesa  (f. 1999) :
Amália_Rodrigues.jpg
Amália da Piedade Rodrigues  (Lisboa1 de Julho de 1920 *— Lisboa6 de Outubro de 1999) foi uma fadistacantora e actriz portuguesa, considerada por muitos a supremacia do fado, comumente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres.
Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo. Aparecia em vários programas de televisão pelo mundo fora, onde não só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como ainda canções contemporâneas (iniciando o chamado fado-canção) e mesmo alguma música de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, italiana, mexicana e brasileira). Marcante contribuição sua para a história do Fado, foi a novidade que introduziu de cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados, depois de musicados. Teve ainda ao serviço da sua voz a pena de alguns dos maiores poetas e letristas seus contemporâneos, como David Mourão FerreiraPedro Homem de MelloAry dos SantosManuel AlegreAlexandre O'Neill. Amália falava e cantava em castelhanogalegofrancêsitaliano e inglês.
Em 1943 iniciou sua carreira internacional, actuando no Teatro Real de Madrid. Entre 1944 e 1945, ficou 8 meses em cartaz no Cassino Copacabana. Sua estreia no cinema deu-se em 1947, com o filme Capas Negras, considerado um marco no cinema europeu e latino, tendo ficado mais de um ano em cartaz e sendo o maior sucesso do cinema lusitano até hoje. A canção "Coimbra", atingiu a segunda posição da tabela Billboard Hot 100, da revista americana Billboard, em 1952. Em maio de 1954, Amália foi capa da mesma revista, pois o álbum Amália in Fado & Flamenco atingiu a primeira posição entre os mais vendidos nos Estados Unidos. Neste mesmo ano, actuou no Radio City Music Hall em Nova York por 4 meses. Na década de 1970, embora estivesse no auge de sua fama internacional, sua imagem em Portugal foi afetada por falsos rumores de que Amália tinha ligações com o regime do ditador António de Oliveira Salazar. Na verdade, muitos dos seus fados foram censurados pelo ditador. Amália reconquistou a popularidade com o povo português, cantou o hino da Revolução dos Cravos, a canção "Grândola Vila Morena" e deu dinheiro para o Partido Comunista Português clandestinamente.
Até a sua morte, em outubro de 1999, 170 álbuns haviam sido editados com seu nome em 30 países, vendendo mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo.
* = Amália terá nascido a 1 de Julho, sendo a data que a própria atribuía como o seu aniversário, mas só foi registada dia 23.
.
- Em 23 de Julho de 1944 nasceu Maria João Pires, pianista portuguesa :
Maria_João_Pires.jpg
Maria João Alexandre Barbosa Pires (LisboaPena23 de Julho de 1944) é uma pianista clássica portuguesa.

Prémios :

A 9 de Agosto de 1983 foi feita Dama da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, a 4 de Fevereiro de 1989 foi feita Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique e a 9 de Junho de 1998 foi elevada a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.
.
- A 23 de Jlho de 1967 nascia Philip Seymour Hoffman, ator, realizador e diretor teatral norte-americano (f. 2014) :
Philip_Seymour_Hoffman.jpg
Philip Seymour Hoffman (Fairport, 23 de Julho de 1967  — Nova Iorque2 de Fevereiro de 2014) foi um premiado ator e diretor teatral norte-americano. Iniciou sua carreira na televisão, em 1991, e no ano seguinte começou a aparecer no cinema. Gradualmente conquistou reconhecimento por seu trabalho como ator secundário em diversos filmes célebres, como Scent of a Woman, de 1992, Twister, de 1996, Boogie Nights, de 1997, Happiness e The Big Lebowski , de 1998, Magnolia e The Talented Mr. Ripley de 1999, Almost Famous , de 2000, 25th Hour e Punch-Drunk Love, de 2002, e Cold Mountain, de 2003.
Em 2005 Hoffman interpretou o papel principal no filme biográfico Capote, de 2005, pelo qual conquistou diversos prémios, incluindo um Oscar de melhor ator. Foi indicado por outras duas vezes ao Oscar de melhor ator secundário pelo seu trabalho em Charlie Wilson's War , de 2007, e Doubt, de 2008. Entre os outros filmes elogiados pela crítica nos quais atuou estão Before the Devil Knows You're Dead e The Savages, de 2007. Em 2010 fez sua estreia como diretor de cinema com Jack Goes Boating.
Hoffman também é um premiado ator e diretor teatral. Passou a fazer parte da LAByrinth Theater Company em 1995, e desde então dirigiu e atuou em diversas produções Off-Broadway. Suas atuações em duas peças da Broadway renderam-lhe duas nomeações ao Prémio Tony; uma de melhor ator, em True West (2000), e outra de melhor ator secundário em Long Day's Journey into Night (2003).
Philip Seymour Hoffman conseguiu o papel de Plutarch Heavensbee nas adaptações cinematográficas de Em Chamas (2013), A Esperança parte 1 (2014) e A Esperança parte 2 (2015), da saga Jogos Vorazes de Suzanne Collins.
.
M. Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário