.
Alexandre Dumas, pai (Villers-Cotterêts, 24 de Julho de 1802 — Puys, 5 de Dezembro de 1870) foi um romancista francês. Seu nome de batismo era Dumas Davy de la Pailleterie. Nasceu na região de Aisne, próximo a Paris.
Alexandre Dumas, pai, escreveu romances e crónicas históricas com muita aventura que estimulavam a imaginação do público francês e de outros países nos idiomas para os quais foram traduzidos. Alguns destes trabalhos foram :
- Os Três Mosqueteiros (Les Trois Mousquetaires, 1844)
- Vinte anos depois (Vingt Ans Après, 1845)
- O Visconde de Bragelonne (Le Vicomte de Bragelonne, ou Dix ans plus tard, 1847) - (do qual faz parte O Homem Com a Máscara de Ferro)
.
Giuseppe Di Stefano (Motta Sant'Anastasia, 24 de Julho de 1921 — Santa Maria Hoè, 3 de Março de 2008) foi um tenor de ópera italiano.
Nascido em 24 de julho de 1921, na província de Catânia, Sicília, sua voz tinha um timbre aveludado e uma sonoridade suave. Começou a destacar-se no cenário lírico internacional no fim dos anos 1940, atuando na Itália, México e diversos outros países. O apogeu da fama, nos anos 1950, acabou coincidindo com o início de sua decadência, no final daquela década, quando sua voz começou a perder a flexibilidade e suavidade anteriores, provavelmente devido a uma certa indisciplina e desleixo quanto à sua própria carreira e ao fato de que, a partir de então, começar a adicionar a seu repertório papéis para tenor lírico-spinto e até dramático, o que acabou por danificar sua voz essencialmente lírica.
Suas intepretações mais conhecidas foram feitas ao lado de Maria Callas, com quem formou um famoso par operístico e manteve, durante certo tempo, um relacionamento amoroso.
Di Stefano notabilizou-se, além da beleza de sua voz e de sua dicção exemplar, pela marcante carga dramática que imprimia a seus papéis, sendo, por isso, considerado um parceiro ideal de outra grande cantora-atriz da época, Maria Callas. Entretanto, atuou com as mais diversas cantoras de sua geração, como Renata Tebaldi e Leontyne Price, tendo sido um cantor extremamente versátil e prolífico enquanto durou seu apogeu. Suas maiores interpretações foram, sobretudo, no repertório italiano do Bel Canto (por exemplo, no Edgardo de Lucia di Lammermoor) e do verismo (Canio, em I Pagliacci, ou Mario Cavaradossi, em Tosca), bem como nas óperas de Giuseppe Verdi (Alfredo, em La Traviata, e Alvaro, em La Forza del Destino, dentre outros)
Nos anos 70, Giuseppe di Stefano voltou aos palcos numa turné de cerca de dois anos ao lado de Maria Callas. Contudo, o estado vocal desgastado dos dois era então notório, e a turné, embora com sucesso de público, não teve grandes conquistas artísticas.
Gravações com Maria Callas :
Ao longo de sua carreira, Di Stefano cantou muitas vezes e gravou outras vezes com a célebre soprano Maria Callas. Eles gravaram pela EMI. Essas gravações são:
- Lucia di Lammermoor, de Donizetti - 1953
- I puritani, de Bellini - 1953
- Cavalleria rusticana, de Mascagni - 1953
- Tosca, de Puccini - 1953
- I Pagliacci, de Leoncavallo - 1954
- Rigoletto, de Verdi - 1955
- Il trovatore, de Verdi - 1956
- La bohème, de Puccini - 1956
- Un ballo in maschera, de Verdi - 1956
- Manon Lescaut, de Puccini - 1957
No entanto, algumas de suas gravações ao vivo com Maria Callas são ainda mais célebres do que as de estúdio, com o engajamento dramático dos dois cantores ainda mais nítido. Podem ser destacadas estas apresentações:
- La Traviata, de Verdi - 1955 (regência de Carlo Maria Giulini).
- Lucia di Lammermoor - 1955 (regência de Herbert von Karajan).
- Un ballo in maschera - 1957 (regência de Gianandrea Gavazzeni).
.
- A 24 de Julho de 1969 nascia Jennifer Lopez, cantora, compositora e atriz norte-americana de origem portorriquenha:
Jennifer Lynn Lopez (Nova Iorque, 24 de Julho de 1969), também conhecida como J.Lo, é uma atriz, cantora, compositora, produtora musical, dançarina, estilista e produtora de televisão norte-americana de ascendência porto-riquenha. É a pessoa descendente de latino-americanos mais rica em Hollywood, de acordo com a revista Forbes e a artista hispânica mais influente nos Estados Unidos, de acordo com a lista dos cem hispânicos mais influentes, da revista People en Español.
Começou sua carreira como dançarina, na série humorística de televisão In Living Color. Logo em seguida, começou a atuar, ganhando papéis principais em Selena (1997), Out of Sight (1998) e Angel Eyes (2001), com os quais ela ganhou o ALMA Awards por sua atuação. Também atuou em A Cela (2000), The Wedding Planner (2001), Maid in Manhattan (2002), Shall We Dance?(2004) e Monster-in-Law (2005).
Desde 1999, lançou oito álbuns de estúdio. A sua estreia foi com On the 6. Continuou cantando e lançou dois álbuns que alcançaram a primeira posição no ranking Billboard 200: J.Lo (2001) e J to tha L-O!: The Remixes (2002). Seu terceiro álbum de estúdio, This Is Me... Then (2002), conseguiu chegar à segunda posição na Billboard 200, assim como seu quarto álbum de estúdio, Rebirth (2005). Em 2007, Jennifer lançou dois álbuns, incluindo seu primeiro álbum totalmente em espanhol, Como Ama una Mujer e seu quinto álbum de estúdio em inglês, Brave. Ganhou o American Music Award de 2003 na categoria Artista Feminina de Pop/Rock Favorita e o American Music Award de 2007 na categoria Artista Latino Favorito. Já vendeu mais de 27 milhões de discos em todo o mundo.
Discografia :
|
|
.
M. Oliveira


Sem comentários:
Enviar um comentário